Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Sodano deixa função de Decano.
21/12/2019 11:03 em Novidades

O Papa aceitou a renúncia por idade avançada do cardeal Angelo Sodano como Decano do Colégio de Cardeais e, com um Motu Proprio específico, estabeleceu que, a partir de agora, essa função terá a duração de cinco anos, eventualmente renovável, e que no final do mandato, o cardeal que sai receberá o título de "Decano emérito".

A decisão do Papa foi tornada pública após o tradicional encontro para as felicitações de Natal à Cúria Romana, que foi aberto com um discurso do Decano. Angelo Sodano, 92 anos, bispo e núncio apostólico desde 1978, secretário de Estado de 1990 a 2005, foi sucessor de Joseph Ratzinger como Decano do Colégio Cardinalício, designado, como previsto nas normas, pelos confrades purpurados da Ordem dos Bispos.

Em 26 de junho de 2018, o Papa Francisco havia decidido aumentar o número de participantes da Ordem dos Bispos, até então formada pelos cardeais titulares das dioceses suburbicárias e pelos patriarcas orientais que receberam a púrpura, incluindo também o Secretário de Estado Pietro Parolin, o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais Leonardo Sandri, o Prefeito da Congregação para os Bispos Marc Ouellet e o então Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos Fernando Filoni, hoje Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro.

matéria toda em:  https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-12/papa-francisco-motu-proprio-decano-colegio-cardinalicio.html

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!