Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Papa fala sobre evolução na educação.
21/02/2020 17:40 em Novidades

Francisco recebeu em audiência, nesta quinta-feira (20/02), na Sala Clementina, no Vaticano, os participantes da plenária da Congregação para a Educação Católica.

“A educação é uma realidade dinâmica. Trata-se de um tipo de movimento orientado ao desenvolvimento pleno da pessoa em sua dimensão individual e social”, sublinhou Francisco em seu discurso.

A seguir, o Papa se deteve em alguns aspectos típicos desse movimento.

Movimento ecológico. É uma das forças que puxam para o objetivo de formação completa. A educação que coloca a pessoa no centro de sua realidade integral tem o objetivo de levá-la ao conhecimento de si mesma, da Casa comum em que é chamada a viver e à descoberta da fraternidade como relação que produz a composição multicultural da humanidade, fonte de enriquecimento recíproco.

Segundo o Papa, esse movimento educacional, conforme escrito na Encíclica Laudato si’, ajuda a recuperar «os distintos níveis de equilíbrio ecológico: o interior consigo mesmo, o solidário com os outros, o natural com todos os seres vivos, o espiritual com Deus». Isso exige «educadores capazes de reordenar os itinerários pedagógicos duma ética ecológica, de modo que ajudem efetivamente a crescer na solidariedade, na responsabilidade e no cuidado assente na compaixão.

Retirado de: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-02/papa-francisco-encontro-plenaria-educacao-catolica.html

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!